domingo, 22 de março de 2009

RADIOHEAD IN TOWN



A banda de Thom Yorke & Jonny Greenwood fez ou está fazendo shows em São Paulo, & é, como vocês bem sabem, a melhor banda de rock dos últimos dez anos.

Quando leio na Rolling Stone que o U2, que aparece na capa fazendo uma pose de bacana, quer transformar o rock, acontece que começo a rir: está além deles transformar qualquer coisa, começando pela própria música mole que têm tocado.

E a transformação já ocorreu & sequer pôde ser avaliada: o Radiohead, misturando música eletrônica, jazz, rock & mais umas tantas coisas diferentes, operou a mudança mais completa que o rock já sofreu.

E para bem, que era um gênero quase morto (os grunges deram uma força inicial, se lembramos que no Pablo Honey o Radiohead ainda imitava aquele estilo calmaria-barulho-calmaria do Nirvana, que imitava, por sua vez, os Pixies).

Não fui vê-los, que não sou o man of the crowd de Edgar Allan Poe, mas traduzi para a Modo de Usar, em 2007, "fitter happier", do emblemático álbum no já distante ano de 1997, Ok Computer, como uma homenagem a Yorke & ses amis.

Sim, aquela máquina falando coisas monótonas da vida maquinal das pessoas. E sim, há aquelas pessoas que reclamam das idéias funestas das habilíssimas letras do Radiohead.

Essas pessoas têm um estranho senso de humor. Ou a falta de. Ou alguma coisa assim.

Um comentário:

Marcos Tamamati Martins disse...

se tivesse conhecido o blog em 2009, teria postado antes: "grunge" music: http://www.youtube.com/watch?v=MTAPFcU_l1w

uma escadinha temporal.
e de influências. o q ainda não cabe p/ a diferenciação em prateleiras.
o melvins jamais se descolou bem d(as) sombras.
há um motivo, né.

o q v e domeneck falam sobre radiohead sempre tem sido mais q bacana.
sintonia massa.
agradeço.

abraço, villa.

mt.