quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

GIAN LORENZO BERNINI (1598-1680)

Busto de Constanza Buonarelli, por Gian Lorenzo Bernini

Ontem assisti ao programa apresentado por Simon Schama, que a TV Cultura exibe à noite, onde o historiador fala de pontos-chave na arte européia. Nem todos os capítulos me interessam, mas dessa vez foi diferente: tratava-se de Gian Lorenzo Bernini, que provavelmente é meu escultor predileto.

Estava curioso para ver no que resultaria o programa, porque havia assistido ao capítulo dedicado a Pablo Picasso sem ficar muito satisfeito com Schama. A percepção dele de que depois de Guernica a obra do espanhol desandou me parecia afetar um tipo peculiar de incompreensão com obras modernas.

Mas deve ser um problema com o modernismo, mesmo. O de Bernini foi um programa exemplar: bastante calcado na biografia do autor (como dificilmente deixa de ser o caso em programas de divulgação), não se resumia a isso. O modo como Schama apresentou as múltiplas contribuições inovadoras do artista para a escultura denunciava amor e aquela admiração que nos leva ao escrutínio da obra.

Assim, o ponto alto do episódio ficou com a descrição particularizada e bela que fez do Êxtase de Sta. Teresa D'Ávila:

Schama destacou a relação entre as descrições de êxtase da santa, publicadas e imensamente populares à época, e a interpretação escultural que Bernini lhes deu. Assinalou o estratagema de fazer a escultura suspensa, para representar as descrições de levitação; a câmera do documentário, funcional, apontava para a delicadeza dos dedos desse anjo (que nos recorda mais o filho de Afrodite) tocando a túnica da santa; nos lembrou também que o texto fala numa "seta dourada", a mesma que o sorridente anjo porta na peça, mas, neste caso, direcionada para uma região do corpo que fica, na verdade, bastante abaixo do coração (o lugar descrito por Teresa D'Ávila).

O êxtase evidentemente carnal - como o rosto da santa não nos deixa duvidar - é também o êxtase da presença divina, que vemos descer em forma de raios de luz dourada ao fundo e acima. Mas o principal, como ressaltou Schama, é o que Bernini fez ao drapeado da túnica. Disse algo como se the marble was melting, "o mármore derretesse", visualmente, para encenar as convulsões prazerosas do corpo escondido sob a veste. O tecido se torna quase líquido, fluido, no contrasenso patente de ser pedra.

Bernini entendia tanto de movimento quanto de carnalidade, percebemos, de um modo único na história da escultura. Admiramos Boccioni, futurista, quando nos deslumbra com seu registro do movimento numa arte por definição imóvel em Formas Únicas de Continuidade no Espaço (há uma cópia dela no MAC, da USP), mas aqui em Teresa D'Ávila, e também em seu Davi, estão as origens disso.

Umberto Boccioni, Formas Únicas de Continuidade no Espaço

O Êxtase de Sta. Teresa D'Ávila é uma peça da maturidade, mas já encontramos seu "conhecimento carnal" muito anteriormente, numa obra de seus 24 anos, chamada O Rapto de Prosérpina, de que dou o exemplo de um enquadramento específico, um detalhe:




É notável o afundamento dos dedos de Plutão na pele de Prosérpina, deixando literalmente "palpável" tanto seu esforço para a fuga quanto o empenho do deus em agarrá-la, causando aquela maravilha de nos fazer duvidar da pedra, como duvidamos da tela quando observamos a gota d'água escorrendo pelo vaso, em primeiro plano, no Aguadeiro de Sevilha, de Velázquez.

Já no topo deste texto, no busto de sua amante Constanza Buonarelli (em que a palavra "busto" ganha então um duplo sentido), é evidente o decote que revela o volume dos seios sob a camisa, complementado pelo rosto passional. Mas não é apenas isso: Bernini era capaz de uma doçura inigualável a desenhar lábios entreabertos, com contornos suavíssimos, de um arredondado de delicadeza extrema, e esse é um claro exemplo disso: a inspeção próxima revela essa intensa doçura do acabamento. Schama demonstra a novidade, retomando de qualquer forma os antigos bustos romanos, que era esculpir um busto íntimo, não dedicado a figuras públicas.

Por fim, ainda falta mostrar Apolo e Dafne, que é até hoje uma das ilustrações mais espantosas de um conto das Metamorfoses ovidianas, e reincide nessa perseguição passional, tema caro a Bernini. Encontramos o casal quando Apolo já quase a alcançava, atiçado pela flecha do Amor, e ela, Dafne, repelida por um truque do mesmo deus, conseguindo a graça de ser transformada em loureiro.


Junto das pernas de Dafne, vemos subir a casca do loureiro já cobrindo a pele, com texturas completamente diversas, e nos pés notamos os dedos que já se projetam para baixo como raízes. Folhas e galhos crescem das pontas dos dedos das mãos e dos cabelos na transformação. A riqueza de detalhes das folhas é algo extraordinário, e Schama destaca o fato de que os escultores que auxiliaram nesses detalhes ficaram furiosos, obviamente, ao não receber os créditos, coisa que o mau-caráter Bernini fez também ao arquiteto Francesco Borromini em outra ocasião.

Nessa escultura, como nas outras, é fascinante o cuidado com o registro do movimento. Evidentemente que, ao contrário de Boccioni, não interessa a Bernini a constatação da estrutura formal do movimento, dada como evidência, mas o apelo dramático, teatral, que confere ao episódio retratado. O que capta, aliás, e é importante lembrar, o caráter cinematográfico também avant la lettre das Metamorfoses (já lembrado por Augusto de Campos, no livro Verso Reverso Controverso).

Foi um excelente documentário. E motivou a presente tagarelice, como vocês vêem.

11 comentários:

angie disse...

sta teresa era pórreta. mas coitadinhas das carmelitas que têm que andar descalças! pobres caramelitas.

Dirceu Villa disse...

veja por outro lado, angie: elas precisam limpar os pés, mas não precisam limpar o chão.

serena disse...

dirceu, que belo post!

Anônimo disse...

o "rapto" é maravilhoso.

abrações,

paulo de toledo

Valéria Garcia disse...

Que coisa! Vi apenas parte desse documentário. Sabe, o detalhe sobre "O Rapto de Prosérpina" é maravilhoso... É para marear os olhos de qualquer um. Arisco dizer como soa fotografia. É como se meus próprios dedos pudessem tocar a maciez daquela pele! Obrigada!

TV de LCD disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

Maiara Gouveia disse...

Esse moço...mais de 1 mês longe do blog. O que estará aprontando?

Anônimo disse...

Belo post, caro Villa. Talvez v pudesse falar também de Bernini ter sido um dos primeiros a passar trabalho aos artífices e conceber "apenas" a idéia. Da construção do Baldaquino que, quando está quase pronto, descobre-se que está fora de proporção. Ou mesmo do Davi dele que é muito bom, meio malicioso. Obras impressionantes pela beleza.

economic recession disse...

black mold exposureblack mold symptoms of exposurewrought iron garden gatesiron garden gates find them herefine thin hair hairstylessearch hair styles for fine thin hairnight vision binocularsbuy night vision binocularslipitor reactionslipitor allergic reactionsluxury beach resort in the philippines

afordable beach resorts in the philippineshomeopathy for eczema.baby eczema.save big with great mineral makeup bargainsmineral makeup wholesalersprodam iphone Apple prodam iphone prahacect iphone manualmanual for P 168 iphonefero 52 binocularsnight vision Fero 52 binocularsThe best night vision binoculars here

night vision binoculars bargainsfree photo albums computer programsfree software to make photo albumsfree tax formsprintable tax forms for free craftmatic air bedcraftmatic air bed adjustable info hereboyd air bedboyd night air bed lowest pricefind air beds in wisconsinbest air beds in wisconsincloud air beds

best cloud inflatable air bedssealy air beds portableportables air bedsrv luggage racksaluminum made rv luggage racksair bed raisedbest form raised air bedsaircraft support equipmentsbest support equipments for aircraftsbed air informercialsbest informercials bed airmattress sized air beds

bestair bed mattress antique doorknobsantique doorknob identification tipsdvd player troubleshootingtroubleshooting with the dvd playerflat panel television lcd vs plasmaflat panel lcd television versus plasma pic the bestThe causes of economic recessionwhat are the causes of economic recessionadjustable bed air foam The best bed air foam

hoof prints antique equestrian printsantique hoof prints equestrian printsBuy air bedadjustablebuy the best adjustable air bedsair beds canadian storesCanadian stores for air beds

migraine causemigraine treatments floridaflorida headache clinicdrying dessicantair drying dessicantdessicant air dryerpediatric asthmaasthma specialistasthma children specialistcarpet cleaning dallas txcarpet cleaners dallascarpet cleaning dallas

vero beach vacationvero beach vacationsbeach vacation homes veroms beach vacationsms beach vacationms beach condosmaui beach vacationmaui beach vacationsmaui beach clubbeach vacationsyour beach vacationscheap beach vacations

bob hairstylebob haircutsbob layeredpob hairstylebobbedclassic bobCare for Curly HairTips for Curly Haircurly hair12r 22.5 best pricetires truck bustires 12r 22.5

washington new housenew house houstonnew house san antonionew house venturanew houston house houston house txstains removal dyestains removal clothesstains removalteeth whiteningteeth whiteningbright teeth

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]transplants hair[/url]