O Cinusp, cinema que fica nas famosas Colméias da USP, apresenta uma mostra do cinema de João César Monteiro, há muito necessária; seus filmes, aliás, sempre passaram em mostras (não me recordo de algum que tenha entrado em cartaz), &, embora seja uma obra muito peculiar & importante, em geral se ignora sua existência.
São películas satíricas & excêntricas, que impiedosamente atacam provincianismos portugueses, mas também elaboram uma complexa visão de correspondências: provavelmente sua obra-prima (que recomendo ver, se forem ver apenas 1 dos filmes) é a Comédia de Deus, em que o hilariante personagem malandro, João de Deus (César Monteiro lui-même, no papel que manteve por três filmes, a "Trilogia de João de Deus"), se mete em encrencas sexuais para montar seu ritual erótico com garotas.
É sátira, mas é também uma curiosa associação de sexo, conhecimento & as velhas estruturas propostas entre deus & os homens. Buenas, mesmo se você não fizer nenhuma dessas conexões, o efeito de riso me parece garantido. A cena da disputa de cigarros com o açougueiro é antológica.
2 comentários:
olá, dirceu
aqui é o mantovani, amigo do jorge.
descobri seu blog agora, já linkei no meu!
grande abraço
Mantovani, caríssimo,
seja muito bem-vindo sempre.
Vou dar um pulo lá no seu blog.
E vai daqui um abraço,
D.
Postar um comentário