quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CORREDOR LITERÁRIO

Nesta última terça-feira eu, Mariana Ianelli, Alexandre Barbosa & Rodrigo Petronio fomos convidados pela Academia Internacional de Cinema (AIC) a ler os nossos poemas e discutir o tema do lirisimo no mundo contemporâneo, dentro do Corredor Literário da Paulista, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A mediação foi da também poeta Flávia Rocha, que leu & comentou.

Para mim, "lírico" é um nome residual que cedemos à poesia com forte acento pessoal e emocional, porque a origem do termo era a do acompanhamento à lira.

Não digo "residual" porque nos falte aquele velho instrumento de coçar cordas, mas porque o princípio da coisa era a musicalidade. Motz el son, entre os provençais, "as palavras e o som", num amálgama indissociável. Os galego-portugueses como Afonso X, o Sábio, são exemplos disso, ou o clérigo aragonês Martim Moya em seu sirventês da "crerezia".

Poderíamos pensar também em Safo de Lesbos, Ovídio (vocês já devem estar cansados de me ler martelar esse nome nunca assaz louvado), as canções das peças de Shakespeare & até mesmo o lírico ímpar & tardio que foi Paul Verlaine (leiam um poema como "Colombine", por exemplo, é impossível não cantar).

Mas é evidente que essa é uma opinião recessiva. Os quatro ótimos colegas com quem tive o prazer de dividir uma noite de belas leituras & boas risadas ouvem através de Canetti, Rilke & de si mesmos uma música do pensamento que nunca cessou de acompanhar uma experiência que chamam lírica.

Ótimo debate. Aqui vão algumas fotos que a bela Andrea Mateus bateu do encontro.

Mariana Ianelli lê um poema, eu mantenho a encadernação aberta & Flávia Rocha observa a operação

Rodrigo Petronio lê inéditos


Flávia & Rodrigo engajados no debate

Mariana, hierática

Alexandre Barbosa lê um de seus belos poemas. Já tem uns cinco livros publicados, o rapaz. Publicamos juntos uma vez: eu o Descort, ele o Azul Escuro (e Fabrício Corsaletti, que formava o trio da Preguiça Editorial, O Sobrevivente).

Alexandre não consegue acreditar no que está ouvindo, Mariana considera com paciência & eu tagarelo

Il Penseroso

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo! adorei as fotos. beijo, ana r