terça-feira, 15 de setembro de 2009

O pequeno (grande) milagre


Grande músico, & da mesma geração de músicos que a minha de poetas, Marcus Siqueira me deu o presente de interpretar musicalmente um poema de Icterofagia, "memória, a mãe das musas".

É a melhor leitura que um poema meu já teve, & leitura muitíssimo peculiar, essa que reinventa num ora vacilante ora articulado diálogo de timbres & instrumentos, as hipóteses que a mera palavra se esforçava por sugerir antes.

"Signo Sopro II" é uma surpresa sonora que mimetiza & expande, num discurso instrumental, as sugestões de "memória", "linguagem", "Babel", "milagre", que percorriam o poema. Isto é: a obra musical resultante é mais ampla & mais complexa do que o modesto poema que lhe serviu de impulso.

Mas ecoa igualmente as antigas versões da cosmogonia, como Hesíodo, a partir dessas sutis articulações que querem ser coincidência, ou amor (como Empédocles diz), ou acorde. Como um prenúncio de Pitágoras & da música das esferas, esta música é também poética & filosófica.

Grato & admirado pela obra extraordinária, posto aqui o link para a página com o MP3 da faixa.

A gravação está disponível no CD Música Plural (capa acima), em que vai registrada essa obra de Marcus Siqueira & as de outros músicos brasileiros contemporâneos, também acháveis na página acima, que proponho à leitora & ao leitor (ou ouvintes, em que se convertem imediatamente).

O belo trabalho é da Percorso Ensemble, sob a direção & a regência de Ricardo Bologna.

Gaudete.

Nenhum comentário: