Ezra Pound (1939), por Wyndham Lewis: dizem que até Homero cochilava, às vezes.
Nesta terça-feira, dia 7 de fevereiro, falarei sobre a vida e a obra de Ezra Pound (1885-1972) e a minha recém-lançada tradução de Lustra (1916), do poeta estadunidense, dentro do projeto "Poetas de cabeceira", do Centro Cultural São Paulo, centro de cultura já histórico na cidade, e que comemora seus 30 anos de existência em 2012.
Serão lidos poemas de Personae e de The Cantos, veremos como Pound ajudou grandes artistas da vanguarda européia (e como, a seu turno, aprendeu com esses mesmos artistas), e como constituiu uma crítica de literatura e uma prática de tradução focalizadas respectivamente na idéia de paideuma, e na idéia de crítica via tradução.
Entre outras coisas.
Ezra Pound: vanguarda e retaguarda simultâneas
Dia: 7/02/2012
Horário: 19:30h -21h
Entrada franca
Entrada franca
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Sala de Debates
Sala de Debates
2 comentários:
E no RJ? Tem alguma possibilidade de lançar o livro aqui?
Fernando, caríssimo,
inicialmente houve conversas sobre a possibilidade, mas creio que agora não farão lançamento no Rio. Houve rumores de que me chamariam para falar sobre a poesia de Pound na cidade, e também não sei mais sobre isso.
Mas a distribuição do livro é para todo o Brasil, e estou certo de que enviaram exemplares para o Rio, porque amigos compraram o livro aí.
Um abraço,
D.
Postar um comentário