segunda-feira, 11 de abril de 2016

COISAS ÚTEIS QUE APRENDEMOS COM A TENTATIVA DE GOLPE


O ALEGRE ALMOÇO EM FAMÍLIA



Todo mundo indo preparado


Um amigo meu diz, como outras pessoas também, que o pior problema da tentativa de golpe no Brasil é que isso arruinou os almoços de domingo com a família.

*

MUITO TEMPO NA ESCURIDÃO NÃO FAZ BEM



Em entrevista recente, olha só


O papa do partido dos golpistas voltou a aparecer, e, a julgar por sua peculiaríssima aparência, deve ter estado nas profundezas abissais do oceano, onde há aqueles peixes horrorosos, de olhos minúsculos, dentes finíssimos e descomunal papada cheia de pintas. 

E, como eles, se habituou também a apenas soltar bolhas sem sentido pela boca mole.

*

DIZ-ME COM QUEM ANDAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS


Se você anda com essa turma, você é um deles: nem tente se esconder depois


Aqueles que defendem a democracia e o Estado de Direito vão às ruas e são o povo em sua variedade (porque na única manifestação dos golpistas havia só um tipo de gente, o tipo que odeia todos os outros), quem defende a democracia está com as pessoas que historicamente a defenderam, já, os artistas (Chico Buarque, Wagner Moura, Beth Carvalho), os críticos, escritores, professores (Antonio Candido, Augusto de Campos, Marliena Chauí, Fernando Morais), com as pessoas ligadas desde sempre a movimentos populares.

Aqueles que vão às ruas pró-golpe vão com Bolsonaro, neonazistas, refugos da ditadura, homofóbicos, uns tipinhos truculentos...

Talvez bastasse dizer apenas "Bolsonaro", acima.

*

NOÇÕES DE HISTÓRIA RECENTE, OU PRA QUE SERVE A MEMÓRIA


Encontro da turma do juizinho camicia nera e da TV Golpe


A TV Golpe insiste em tentar hipnose coletiva: tentou desta vez elevar um juizinho camicia nera sem noção nem inteligência, de primeira instância, ao nível "caçador de marajás" daquele célebre candidato (sem noção nem inteligência) que a TV Golpe promoveu incansavelmente até fazer dele presidente da República. 

Que sequestrou o dinheiro de todo o país na cara dura (lembra do seu rico dinheirinho que sumiu? se não lembrar, você é, de duas, uma: ou muito jovem, ou parte do grupo de privilegiados que recebeu aviso & sacou tudo. Nesse último caso, você é rico pra valer e nunca terá do que se queixar). 

E sofreu impeachment, por razões que vão no sentido oposto ao da propaganda que o serelepe canal de TV fez sem parar. 

Os eleitores do "caçador de marajás" sumiram num piscar de olhos, na época, mortos de vergonha: subitamente, ninguém havia votado nele. 

Não é coincidência que a turma que fez propaganda daquele tipinho agora defenda o golpe de estado. Se o golpe passasse, pode apostar que seria difícil, em alguns anos, achar qualquer daqueles que foram às ruas vestidos de CBF gritar imbecilidades em conserva.

Eles sumiriam, mortos de vergonha, até ter motivo de aprontar de novo. 

E a Rede Golpe de TV ia querer que você esquecesse mais essa trapalhada da casa dos trapalhões. Porque é muito possível que muitos tenham esquecido que ela defendeu também o golpe militar de 1964.

*

VAI PAGAR O PATO, SIM


Às vezes um pato é só um pato


Acampados na frente da Fiesp parece que sofrem no momento de insolação, tomaram muito sol naquela cabeça e não estão dizendo coisa com coisa. 

Claro que você não está nem aí, porque acha divertido ir assistir a eles dizendo graciosos disparates, virou já uma curtição na cidade ver aqueles coitados sair gritando do nada pra rua e pulando de um lado para o outro quando o sinal fecha, mas a gente deve sempre pensar antes em questões de saúde pública, e ter compaixão. 

E o pato que vão pagar só aumenta de tamanho.

*

DE GOLPISTAS & VAMPIROS


O golpista, chegando a Portugal


O golpista que foi a Portugal tagarelar suas besteiras não teve "recepção calorosa" por lá apenas por ser um golpista descarado (embora isso tenha ajudado): os portugueses ficaram também sabendo que ele é um vampiro. 

É possível notar, no vídeo, que se escondia do sol e que suas palidez e olheiras estavam mais alarmantes do que nunca. 

É a sede de sangue: está vidrado em sugar o sangue de um país inteiro, o vampirão.

*

O LADO BOM DO PANELAÇO


Um dia todo mundo aprende


O panelaço é uma boa coisa: acontecendo como acontece, apenas em vizinhanças muito ricas de São Paulo, tem levado dondocas & dondocos a explorar um lugar que só conheciam (se tanto) pela planta de suas mansões & apartamentos chiques: a cozinha.

Infelizmente, por outro lado, batendo nas panelas eles demonstram uma comovente falta de familiaridade com o utensílio.

Eles aprendem, é muita coisa ao mesmo tempo: foram à rua com as próprias pernas pela primeira vez, alguns até tentaram, atônitos, tomar o metrô, vão acabar aprendendo a usar uma panela direito. 


*

DELAÇÃO




Gregório Duvivier polícia interroga o deputado Fábio Porchat 


Ah, se você não viu, você precisa ver. No canal do Porta dos Fundos no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=m92wwsCxk7k

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Dirceu, seu texto é de uma fina ironia, inteligente e na medida. Sem dúvida, um viés relevante de crítica social. Prazer em ler.
Eu soube há pouco que alguns paulistanos, preocupados em não danificar as suas panelas "gourmet", aquelas de cerâmica e outras preciosidades, recorrem a um aplicativo para seus iPhones e iPads, que soam barulho de panelas. Assim, cada vez que a Presidenta Dilma aparece falando na TV, eles acionam os aparelhos e os colocam na janela! A Revista VEJA, preocupada com as panelas do reacionarismo nacional, desenvolveu o site "Panelaço Virtual", que emite sons de panelas diversificadas e tem até gritinhos histéricos!
Está muito difícil...

Por último - Paulo Maluf, foi um dos deputados que ontem votou favorável ao impeachment - disse que o fez por ser contra negociatas e valorizar fortemente a democracia!
1964 QUE O DIGA! Essa turma do GOLPE é aviltante em todos os quadrantes!
Beijo, Dinalva.